quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Halleluya Salvador - o som da esperança no Farol da Barra



Que o Halleluya é um diferencial entre os demais eventos, não resta dúvidas. Quem compareceu ao Farol da Barra, nos dia 14 e 15 de novembro, conferiu um festival de arte repleto de atrações. A programação foi iniciada as 16h30mim com uma apresentação cultural de berimbau, seguidos de apresentações de dança, da peça “Canto das írias” e da diversidade da boa música católica, como o Alto Louvor, Adrielle Lopes e Suely Façanha. Cerca de 15 mil pessoas passaram no Halleluya Salvador, promovido pela Comunidade Católica Shalom, com o apoio da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. O tema “o som da esperança” envolveu cultura, religiosidade e solidariedade, em um ambiente jovial, familiar e gratuito. Um esquema especial de segurança e trânsito deram uma acomodação tranqüila para os que desfrutaram do festival de artes. As crianças tiveram um espaço exclusivo, o Halleluya Kids.

Muita interação com o público marcaram os shows do sábado no Halleluya. Cosme, Rio de Janeiro, com suas canções: “Homenzinho Torto” e “Pipoca” deu seu testemunho de vida mostrando sua trajetória e as maravilhas que Deus nele fez. Davidson Silva causou emoção e destaque por sua voz belíssima. A galera foi ao delírio quando o swingue baiano do Alto Louvor entrou no palco, os dançarinos foram um show a mais: Ciro, Jose e as ex-dançarinas do grupo: Aline e Queila faziam balançar até os turistas que por ali passava. O Frei capuchinho, Mario Sérgio, conduziu um momento de adoração, junto com a coordenadora do Shalom, Aline Barbosa; o frei cantou algumas de suas canções.

Um total de 45 pessoas, entre artistas e colaboradores, trabalharam para a realização do espetáculo teatral “O Canto das Írias” em Salvador. Ela já foi apresentada em outras cidades brasileiras e em países como a França, sendo vista por mais de um meio milhão de pessoas no mundo. Segundo a produtora cultural da peça em Salvador, Fabiana Rios, a montagem do elenco – que sofre adaptações em cada lugar onde a peça é apresentada - foi feita através de uma audição realizada com os próprios membros da comunidade: “Além de disposição, é preciso que eles tenham empenho, o mínimo de habilidade, ritmo e certa flexibilidade para participar”, afirmou a produtora. De acordo com a mesma, o figurino e o cenário da peça ganharam um cara mais regional, entretanto, o áudio foi o mesmo, como em todos os espetáculos. Através de um misto de teatro, música e dança, “O Canto das Írias” transmitiu uma mensagem de fé a todos aqueles que necessitam entender o porquê de tanto sofrimento e ter uma experiência com Deus.

Em um apelo à cultura de paz, o Festival de Artes como ação social favoreceu mais uma vez aos presentes o cadastro para doação de medula óssea, realizado pela Casa de Apoio Lita Anastácia. Doações de alimentos não-perecíveis foram arrecadados para duas creches comunitárias de Salvador. Notas e cupons fiscais foram recolhidos no evento e direcionados para ajudar ao Orfanato Patrocínio São José, da cidade de Senhor do Bonfim-BA. “Incentivar as pessoas a irem ao Farol da Barra foi mais do que mostrá-las uma opção saudável e diferente de lazer, foi oferecer a elas uma oportunidade de ajudar outras pessoas, participando das ações de ajuda humanitária. Ajudar e se divertir foram alguns dos motivos para católicos ou não estarem presente no Halleluya Salvador 2009”, afirma Wedson Araújo, Coordenador de eventos da Comunidade Católica Shalom de Salvador.

A Celebração Eucarística iniciou o domingo. Logo em seguida, o pagodão da banda Partir do Alto, do bairro de São Cristovão, esquentou o público no segundo dia do evento. Em meio a apresentações de dança e de teatro, o público passeou por diversos estandes do evento. Já era noite quando a cantora Adrielle Lopes, uma das apresentadoras do programa Point 21 da TV Século 21 - São Paulo – subiu ao palco. Com seu carisma único e especial motivou ao louvor e deixou sua mensagem "Eu proclamo o Farol da Barra, bem como a cidade de Salvador de Jesus". Outra atração bastante esperada foi a cantora Suely Façanha, Comunidade Católica Shalom, que mesclou no repertório alguns de seus sucessos, tais como “Com tua Mão”, “O que me faz feliz”. E, em clima de saudade, encerrou a quinta edição do Halleluya de Salvador.

SERVIÇO
Halleluya 2009 – Festival de Arte;
Tema: O som da esperanç;
Local: Farol da Barra;
Data: hoje (15 de novembro de 2009);
Horários: Domingo das 16 às 22h;
Halleluya Kids: Domingo às 18h;
Entrada Franca
Informações: http://halleluyasalvador.blogspot.com/, halleluyasalvador@gmail.com (71) 3341-8389 / 3497-3332 / 8743-6377

Assessoria de Comunicação:
Gigliola Sena – (71) 9234-7140 – Jornalista Drt 1896
Graziele Boliveira
Rafael Gomes
Elaine
Fernanda
Marilucia

Nenhum comentário: