sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Solidariedade no Halleluya Salvador 2009

O Halleluya Salvador é um evento cultural e artístico promovido pela Comunidade católica Shalom que ao longo de cinco edições têm como uma de suas preocupações a realização de ações de ajuda humanitária. No ano passado, por exemplo, pessoas foram cadastradas como doadores de medula óssea pela Casa de apoio Lita Anastácio, entidade responsável pela coleta. Este ano, o evento promoverá novamente o cadastramento de doadores, mas também contará com um sistema de coleta seletiva e um esquema de arrecadação de alimentos a serem destinados a duas creches comunitárias da cidade (por sugestão da comissão organizadora as doações serão destinadas a estas entidades e não às obras assistenciais Irmã Dulce, como informado anteriormente).

O sistema de coleta seletiva, novidade no Halleluya Salvador deste ano, terá a Cooperativa de Agentes Ambientais da Nova República- CANORE como responsável. A cooperativa, que fica localizada em Santa Cruz na região do Nordeste de Amaralina é uma das associações comunitárias que, com o apoio da Limpurb executam a coleta de recicláveis em Salvador. Esse tipo de ação é de extrema importância, já que grande parte das toneladas de lixo recolhidas na cidade não é reciclada e, na maioria das vezes esse lixo é acumulado – os lixões já não comportam a quantidade de dejetos produzidos - podendo causar doenças para a própria população. Sendo assim, o Halleluya Salvador se apresenta como um evento de caráter artístico, mas preocupado em promover ações que auxiliem na melhoria das condições da cidade onde acontecerá.

As ações de solidariedade não são uma realidade apenas do Halleluya Salvador. No Ceará, onde o evento já acontece há 12 anos e durante mais dias, em 2008 o HEMOCE (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará) conseguiu alcançar a meta de 25 mil cadastros de doadores de medula óssea, em menos de um ano de campanha, ao ter arrecadado 327 bolsas de sangue e realizado cadastro para doação de medula durante a festa. Isso representa a importância das ações de ajuda humanitária que caracterizam o Halleluya seja em Salvador ou em outro lugar onde aconteça.

Sendo assim, o Halleluya 2009 que traz como tema “O som da esperança” pretende ser um grande sinal de esperança através de ações de solidariedade como estas. Incentivar as pessoas a irem ao Farol da Barra nos dias 14 e 15 de novembro é mais do que mostrá-las uma opção saudável e diferente de lazer, é oferecer a elas uma oportunidade de ajudar outras pessoas, participando das ações de ajuda humanitária que serão promovidas. Ajudar e se divertir é um ótimo motivo para católicos ou não estarem presente no Halleluya Salvador 2009.

Nenhum comentário: